terça-feira, 25 de setembro de 2007

Papo cabeça

Hoje estou mais, bem mais, introspectiva. Pensando... Acho que devemos viver cada dia como se fosse o último, mas sem deixar de lado uma certa visão. Afinal, muitas ações presentes determinarão situações futuras. Esta é a lei. Causa e efeito. Mas esse futuro é mutante, o livre arbítrio está aí a estender-nos a mão a cada minuto, a cada segundo... Esse tipo de introspecção me deixa um pouco melancólica, meio romance do século XIX... Mas, às vezes, é bom voltar o olhar para o interior. O que somos, o que fazemos, como fazemos, o que pensamos...

Este comentário de hoje destoa completamente das postagens anteriores, como podem observar. Mas um grande amigo meu, irmão do coração, já me disse que sou uma mulher de fases, rs. Pode ser... É a complexidade do ser humano...

Acho que ninguém vai ler essa baboseira, rs rs rs. Querem saber é da cidade, dos passeios, dos amores, rs. Mas tenho cá meus motivos que me levaram a tantos questionamentos... Algumas situações específicas desse dia que se esvai me levaram a observar mais as pessoas, seus comportamentos e suas reações. Fico pensando que tudo pode ser sempre mais simples, mas o ser humano insiste em complicar as mínimas questões... Queria mais simplicidade na vida, no mundo, nas pessoas! Viva a simplicidade! A sinceridade, as relações sem máscaras sociais, sem não-me-toques, sem-isso-não-posso-dizer, sem melindres. Mais livre e espontânea. Mais presente, viva, pulsante, mas com responsabilidade. Estou pedindo muito? Eu quero muito!!!!!

domingo, 23 de setembro de 2007

Passeio de domingo


Hoje visitei as famosas ruínas de Conímbriga. Confesso que me decepcionei um pouco... Mas, tudo vale a pena quando a alma não é pequena, já dizia o grande Fernando Pessoa, então, todo conhecimento e toda experiência são bem-vindos.

Mas a saída de lá em direção a Condeixa foi mais interessante. Caminhar um quilômetro ou pouco mais pelas ruas de Condeixa Velha rumo a Condeixa, onde pegaríamos o autocarro (glossário: nome português para ônibus), foi uma delícia. Observar as construções, achar um pé de amora, outro de figo no caminho, descobrir acolá um ramo de erva doce ou outros matinhos cheirosos que lembram a infância, mas não se sabe bem por quê... Na pracinha, não resisti: acabei descendo de escorregador! Ai, que bom!

Chegando a Coimbra, descobrimos um restaurante de um casal de - pasmem! simpáticos! - portugueses. A carne alentajana que comi era simplesmente sensacional, bem servida, deliciosa... Só de falar, dá água na boca. E a sobremesa, então? O bolo de bolacha (espécie de pavê) e o molotofe (parece um pudim, com consistência de algodão doce, que derrete na boca), além de saborosos, eram gigantes! Claro, que me tornarei cliente do seu Manuel... (não é piada não, viu gente, é o nome dele mesmo).

E assim se foi um lindo domingo ensolarado, com um soninho bom, com corpo molinho, depois desse manjar dos deuses... O resto do dia, não posso contar não... rs rs rs. Usem a imaginação!

sábado, 22 de setembro de 2007

Um dia depois do outro


Mais um fim-de-semana. O terceiro nessa cidade secular. E ainda estou viva. Bem viva. O dia amanheceu ensolarado, com um céu azul anil que encher os olhos. Mas, parece que o frio, que chegou de levinho, está querendo ficar de vez...

Fui dar minha caminhada às margens do Mondego. Tenho tentado tornar esse exercício um hábito. Faz bem pro meu corpo e pra minha alma... Mas, antes, assisti a um show de mágica nas ruas do centro comercial. São os "Encontros Mágicos", evento de 18 a 23 de setembro, integrante do 11o. Festival Internacional de Magia de Coimbra. O tema bem que combina com as roupas dos estudantes a la Harry Potter, rs rs.

Pra falar a verdade, os mágicos são bem melhores que as mágicas. E o público, ah o público, este dá um show à parte. A interação gera boas e saudáveis gargalhadas. Então, assisti a um show de manhã, caminhei, passei na casa dos amigos pra dar um oi e fui, numa ânsia desesperada, em busca de um almoço (de verdade!). Comi um bacalhau assado simplesmente maravilhoso, num restaurante no meio das vielas da cidade. O problema é achar de novo o lugar, rs. Achar, até que acha, mas na sorte, tipo, entra num beco, sai em outro e por aí vai e, de repente, achou!!! rs rs rs
Aí, mais um show de mágica.

Voltei pro meu quarto - que acabo chamando de minha casa -, li um conto de Truman Capote e acabei tirando um cochilo. Agora estou aqui, escrevendo e buscando coragem pra descer 3 andares até a cozinha do residencial pra esquentar um leite... Afff! Dá uma preguiça!!! Não é esforço demais pra um café com leite? Enfim, não me resta outra saída... Lá me vou!!!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Curioso

Tem algumas coisas curiosas por aqui...

Por que será que quase todas as garotas portuguesas cortam os cabelos estilo mullets? Lembram-se dos anos 80, cabelo tipo poodle? Então, é isso, com algumas variações... Eu, heim...

A gente tem de ouvir piadinhas sobre brasileiros. Agora, estou do lado de cá... Hoje, na aula de francês, a prof fez pelo menos 3 referências "cômicas" em relação aos brasileiros. Afff!!!

Aqui, nessa universidade tradicionalíssima, a gente às vezes se sente na Escola de Hogwarts, a do Harry Potter. Sabe aquelas roupas pretas, terninhos com capas? Então, aqui se usa esse traje... Ficam passando pra lá e pra cá esses personagens e, o mais interessante, é legal! Até eu queria uma roupa dessas!

Fora as palavras que têm diferentes significados aqui e no Brasil. Canudinho é palhinha, rs. E tem outras que estão censuradas para serem postadas no blog, rs rs rs...!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

E a vida segue seu curso...




Sábado foi um ótimo dia! Fui caminhar às margens do Mondego e, passando pelo centro comercial, havia feira de comidas portuguesas e apresentações de um grupo folclórico. Entrei na dança! Posso dizer que foi um bom final de semana, no geral. Ontem, fui a um restaurante chinês. Bom para variar, rs.
Fui comprar uma sombrinha hoje. Acho tudo muito engraçado. Comprei no final de semana um saco de dormir. Estou aceitando os conselhos dos amigos que cá estão há mais tempo. Dizem que vai ser uma ótima aquisição quando o inverno chegar. E o friozinho apareceu hoje. Mas de levinho. E, também de levinho, vou deixando essa nova vida me levar. Ô vida, leva eu!!!!

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Passeio na capital

Ontem viajei para Lisboa. Fui visitar Mirian e Andreas. Amanha volto para Coimbra, para me preparar para as aulas, na sexta. Serao 3 seminarios seguidos, das 9h às 20h. Bem puxado! Ontem encontramos a Kelly e passeamos pelo centro da cidade. Eu, burra, esqueci a câmera em casa, pode? Hoje, eu e Mirian fomos à praia, mas só ficamos sentadas na areia, olhando para o mar e jogando conversa fora. Bom demais! Além disso, sao 3 dias de descanso do rango da catina, rs!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Lavei a alma

A noite de ontem foi ótima! Fomos a um samba (na verdade, estava mais pra pagode, rs), mas deu pra dançar até perder as forças e matar saudades do Brasil. Foi tudo muito bom. Amanheci com outra disposição, caminhei pelas ruas da cidade, tirei umas 50 fotos. Estou me aproximando da cidade, entrando em sua vida e deixando ela entrar na minha. Aos poucos, a gente chega lá!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ai ai ai

Hoje está sendo o dia mais difícil desde a chegada. Acordei estranha, não queria sair da cama, para o tempo passar logo... Almocei sozinha... Chorei muito hoje. Não consegui falar com o Ricardo pelo meu telemóvel. Fui à loja onde comprei o chip e, para falar com outra operadora, tinha que adicionar mais 5 euros. Tudo é muito caro para quem tem reais no banco... Fico pensando que o dinheiro não vai dar até o final do curso. Sei que é bobagem pensar nessas coisas, mas estou com muito tempo ocioso. Quero, preciso que as aulas comecem logo!!!!
Fui ao shopping comprar um travesseiro. Daí deu pra ver um pouco mais da cidade. Há lugares bonitos para conhecer, mas ando meio sem ânimo... Preciso lutar contra isso!!! Mas, como diz meu querido Chico: "Amanhã, vai ser outro dia"!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Não é fácil não!

Cheguei! O vôo atrasou mais de 3h pra sair do Rio... Em Porto, foi tranqüilo, tudo bem na imigração, na alfândega. Conheci o Diogo, um português simpático que me ajudou com as malas desde o metrô até o desembarque do Comboio, em Coimbra. Até o motorista do táxi foi simpático! Deve ser sorte de principiante...
Hoje fiz minha matrícula. Fui e voltei umas duas vezes para resolver tudo. Mas, entre minha casa e a facul, tem as escadas monumentais: mais de cem degraus!!!! E está um calor dos infernos! Nunca pensei que fosse desejar que o frio chegasse logo... Ou seja, entre subidas e descidas, foram uns 400 degraus! Ufa!