Em 25 de abril de 1974, as forças armadas tomaram o país, em nome do retorno à democracia. Conta-se que um soldado colocou um cravo em sua espingarda, no que foi imitado por todos os outros, daí o nome dado ao movimento.
Hoje, há comemorações em vários pontos de Portugal, principalmente em Lisboa. Em Coimbra, a Câmara Municipal programou algumas atividades, que achei bem simples, visto que, desde que cheguei aqui, ouço falar no 25 de abril. As pessoas falam com orgulho, estufam o peito, percebe-se a importância dessa data para a identidade do país.
À noite, haverá um concerto na Praça 8 de Maio. Vamos conferir...
2 comentários:
saudades das prosas da janaína. alias, apesar da saudade ser virtual... chega a incomodar da mesma forma.
bela lembrança.
por aqui o sol está tímido e um friozinho entra pela janela. revoadas de araras cortam o céu que está azul demais. um certo perfume de eucalipto vem com o vento, deve ser coisas do outono, este híbrido de verão e inverno.
enquanto isso tudo o coração bate tranquilo, sim coisas de gente que não tem uma dissertação para entregar e nem um mestrado para finalizar.
fica perto, minha amiga virtual!
Obrigado a esta simpática brasileira por cantar a minha querida e doce cidade de Coimbra. Deixa mesmo saudades para toda a vida. Deixe-me só fazer uma pequena correcção: Embora o 25 de Abril seja um feriado extremamente importante para o viver de todos os portugueses actualemnte, em termos históricos o feriado nacional mais importante continua a ser (por enquanto) o 1º de Dezembro- que comemora o 1º de Dezembro de 1640, data em que recuperámos a nossa soberania.
Seja muito feliz...e continue a cantar Coimbra, e o seu fado.
Obrigado.
Postar um comentário