Ontem li o texto "Disjuntura e diferença na economia cultural global", de Appadurai, para o seminário de Teorias da Comunicação. Até aí tudo bem. Leitura e teoria fazem parte da trajetória do mestrado. Mas hoje foi dia de trabalho braçal.
Porque o texto remete para vários conceitos e leituras que pressupõe-se que já tenhamos... Então, obrigada Deus por existir a internet. E vamos à pesquisa: conceito de rizoma, em Deleuze; de comunidades imaginadas, em Anderson; de nostalgia do presente, em Jameson; de simulacro, em Baudrillard e Lyotard; de imaginário social, da escola francesa; de representações coletivas, em Durkheim; de fetiche e alienação, em Marx; de reprodutibilidade técnica, em Walter Benjamin; de hábito, em Bourdieu, só para citar os mais importantes (e obrigatórios numa trajetória acadêmica). É mole? Ufa!
Estão vendo que, apesar das baladinhas registradas no blog, a vida não é fácil não! Tem trabalho duro também!
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
hummm! isso me lembra um "presente" que ganhei de uma professora no final do meu primeiro período de faculdade de jornalismo: o texto - A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica...
de lá pra cá, não deu pra deixar o homem de lado. O material do W.B é pura serendipity.
criatividade para vc!
()s
i'll drive crazy!
it's too many theories in english...
i just can't read more today :(
Postar um comentário